domingo, 1 de março de 2009

Versos Diversos para Meninos Travessos, de Maria Rosa Colaço

Colectânea de quase três dezenas de composições poéticas de Maria Rosa Colaço, este livro percorre algumas das linhas de força da produção literária da autora, precocemente desaparecida em 2004, com especial relevo para a valorização de uma dimensão da infância nem sempre conotada com a alegria e a felicidade. Assim, muitos poemas dão voz a uma certa imagem magoada e dorida da infância com a qual o sujeito poético se solidariza. Mas os poemas não se resumem à constatação das dificuldades (incluindo a fome e a pobreza), nem à sua denúncia. De alguns deles, sobretudo aqueles onde surgem os motivos da arte, da poesia e também da escola, ressuma uma esperança renovada no futuro e nas novas gerações, em resultado, por exemplo, do acesso à educação e ao afecto. Percorridos por eixos temáticos que se estendem também aos textos em prosa da autora, veja-se o caso da novela Gaivota (Caminho, 1989), os poemas aqui agrupados são devedores de uma certa influência neo-realista que configura, se não uma literatura de intervenção, pelo menos, uma produção despertadora das consciências. Atenta à realidade social urbana, em particular a da margem sul do Tejo durante décadas particularmente difíceis, a autora distingue-se por recriar, com subtil lirismo, cenários e ambientes marcados pela degradação e pelo abandono afectivo onde a criança surge como elemento central.

Outra vertente relevante desta colectânea reside na forma como os textos reflectem o olhar infantil, inaugural e deslumbrado, perante as maravilhas, mesmo as mais pequenas e aparentemente insignificantes, da Natureza, como é o caso do bichinho de conta, a estrela do mar, a lagarta ou a pacatez do burrinho, o pirilampo ou a joaninha. Os brinquedos e as brincadeiras tradicionais suscitam, no acto contemplativo do sujeito poético, assumidamente adulto, reflexão sobre a inocência infantil e a ingenuidade dos sonhos que se jogam nessas actividades.

Com influências de uma certa lírica tradicional, os textos caracterizam-se pelo recurso à quadra, à redondilha e à rima cruzada, verificando-se, igualmente, uma certa proximidade com as canções de roda e com as rimas infantis, sobretudo em textos dialogados, marcados por um ritmo e uma melodia muito particulares.

As ilustrações que, regularmente, vão pontuando os textos, dão corpo e forma a alguns dos motes poéticos centrais da publicação, sublinhando a subtileza do volume. A merecer leitura atenta, esta colectânea ilustra bem o talento de uma das autoras mais relevantes da literatura portuguesa para a infância da segunda metade do século XX.

 

Ficha bibliográfica

 

Maria Rosa Colaço (texto) e Isabel Paiva (ilustrações). Versos Diversos para Meninos Travessos. Odivelas: Europress, 1994, colecção Índio Maluco, ISBN 972-559-174-7

 

Ana Margarida Ramos

Universidade de Aveiro e membro associado do NELA (Núcleo de Estudos Literários e Artísticos da ESE do Porto)