Álbuns narrativos, contos ilustrados e lendas, poesia… Não faltam livros de qualidade para os mais novos para promover o gosto pela leitura e o desenvolvimento das competências leitora e literária. É hora de pais, educadores de infância e professores do ensino básico pensarem séria e carinhosamente no assunto. Algumas sugestões:
Leo Lionni
Pequeno Azul e Pequeno Amarelo
Kalandraka
Extraordinária história contada em imagens e poucas palavras, marcada pela simplicidade e pelo génio do autor. Ideal para quem ainda não sabe ler. Um clássico de um grande artista: Leo Lionni.
Aurore Petit
Uma mãe É como Uma Casa
Bruáa
Um belo objeto-livro e um olhar simples, mas pleno de afeto, sobre a maternidade. Ideal para quem ainda não sabe ler.
Max Velthuijs
O Sapo e o Rato Misterioso
Zero a Oito
Uma história contada por imagens e palavras sobre a aceitação ativa da diversidade. Ideal para quem está a aprender a ler. Mais um clássico dum artista premiado internacionalmente. Toda a sua série do Sapo (inicialmente publicada pela Caminho e agora pela Zero a Oito) é altamente recomendável. Na Caminho, este livro intitulava-se O Sapo e o Estranho.
João Pedro Mésseder (conto)
Célia Fernandes (ilustração)
O Aquário
LeYa | Caminho
Uma história de peixes a lembrar o mundo dos homens (já traduzida também para castelhano e galego). Pela entreajuda e contra o preconceito, e com apelativas ilustrações. Ideal para 6-8 anos. Integra a lista das obras para Leitura Orientada aconselhadas pelo Plano Nacional de Leitura.
Álvaro Magalhães (contos)
Luiz Darocha (ilustração)
Contos do Rio que Corre
Município de Lousada
Histórias divertidas e cheias de sensibilidade em cenário lousadense, afirmam-se pela qualidade da escrita, da imaginação e da ilustração. Para quem já sabe ler.
Margarida Fonseca Santos (conto)
Fedra Santos (ilustração)
Conto do Moinho do Meio
Município de Lousada
Uma narrativa de mistério e amizade, com um moinho, protagonizada por bichos (espécies presentes nas terras de Lousada). Ilustrações e narrativa suscetíveis de encantar quem já sabe ler.
O Leão Sem Juba, o Elefante Sem Tromba e a Casa Sem Telhado
História cheia de humor e de grande qualidade de escrita (e de ilustração) sobre a liberdade de se ser como se quer. Para quem já sabe ler.
Rita Taborda Duarte, com uma obra infanto-juvenil distinguida e considerável, é também uma das vozes mais singulares da nossa poesia contemporânea. Rachel Caiano, por seu lado, é senhora duma bela e reconhecível figuração, várias vezes premiada.
Nuno Higino (poemas)
Kassandra Júlio (ilustração)
O Livro de Benício
Letras & Coisas
Apelativas ilustrações para um punhado de belíssimos poemas para a infância, plenos de musicalidade, de valores essenciais e de inteligência criadora. Nuno Higino é, sem dúvida, um dos mais valiosos poetas portugueses a escrever para crianças. O livro foi belamente ilustrado pela mãe de Benício, um talentoso menino com necessidades de acompanhamento especiais.
José Viale Moutinho (narrativas)
Ilustrações extraídas de obra histórica
Contos Populares e Lendas das Ilhas da Madeira e do Porto Santo
Cadmus
Este é o tipo de livro que se aconselha a todos, começando pelos adultos e acabando nos jovens que já leem razoavelmente. Uma forma de os adultos ficarem a conhecer, para depois retransmitirem aos mais pequenos, algumas destas histórias extraordinárias, recontadas com arte, graça e simplicidade por um notável e versátil autor, multipremiado.
Ana Cristina Macedo | José António Gomes
IEL-C – Núcleo de Investigação em Estudos Literários e Culturais da ESE do Porto